sábado, 5 de setembro de 2015

Para viver uma vida satisfatória.

Para não viver uma vida fugaz o Friedrich Nietzsche criou um critério de escolha interessante. Em resumo essa frase diz o que ele pensava, A doutrina do Eterno retorno:

"Se em tudo o que você quer fazer começar a se perguntar: 'será que quero mesmo fazê-lo um número infinito de vezes?', isso será para você o centro de gravidade mais sólido. Minha doutrina ensina: viva de tal maneira que deva desejar reviver. É o dever. Aquele cujo esforço é a alegria suprema, que se esforce. Aquele que ama antes de tudo o repouso, que repouse. Aquele que ama submeter-se, obedecer e seguir, que obedeça. Mas que saiba bem aonde vai sua preferência. E não recue ante nenhum meio. É a eternidade que está em jogo. Essa doutrina é amável para com aqueles que não acreditam nela. Ela não possui nem inferno, nem ameaças. Aquele que não acredita sentirá em si apenas uma vida fugaz". (Nietzsche).


Aula do Prof. Clóvis de Barros Filho - Eterno Retorno o Amor à Vida

Boa vigem!

Friedrich Nietzsche died in Weimar, Saxony, German Empire on this day in 1900 (aged 55).

"God is dead; but given the way of men, there may still be caves for thousands of years in which his shadow will be shown. — And we — we still have to vanquish his shadow, too."
--from The Gay Science (1882)


Nenhum comentário:

Postar um comentário