segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Como pensar de forma trágica nos dá mais alegria?

O que diria vc se um demônio penetrasse na sua solidão mais solitária e lhe dissesse "essa vida tal como vc a vive agora e tem vivido vc terá que vive-la um número infinito de vezes"?

Esse pensamento trágico nos trás uma reflexão sobre como estamos vivendo e nos obriga a pensar sobre como viver de forma a podermos afirmar nossa própria existência. Temos que ter consciência disso a todo instante!


E se você levasse em consideração a cada instante esse pensamento trágico? Como sua vida iria se transformar, caso você faça o seguinte questionamento:
"Se em tudo o que você quer fazer começar a se perguntar: 'será que quero mesmo fazê-lo um número infinito de vezes?', isso será para você o centro de gravidade mais sólido. Minha doutrina ensina: viva de tal maneira que deva desejar reviver. É o dever.

Aquele cujo esforço é a alegria suprema, que se esforce. Aquele que ama antes de tudo o repouso, que repouse. Aquele que ama submeter-se, obedecer e seguir, que obedeça. Mas que saiba bem aonde vai sua preferência. E não recue ante nenhum meio. É a eternidade que está em jogo.

Essa doutrina é amável para com aqueles que não acreditam nela. Ela não possui nem inferno, nem ameaças. Aquele que não acredita sentirá em si apenas uma vida fugaz". (Nietzsche).
De todos os pensamentos filosóficos esse é o que mais me aborrece e me consome. Talvez porque isso seja tão difícil de realizar, um busca a cada instante que não veio ainda. A cada instante me preparo melhor para o instante seguinte e essa construção é interminável, como se estivesse me afirmando a cada passo para uma filosofia alegre e a firmadora!

Venho aqui lhe fazer esse convite "Você afirmaria a sua vida tal como ela tem sido?"

O Prof. Roberto Machado explica muito bem esta ideia trágica na palestra completa que esta no video abaixo, "A Alegria e o Trágico em Friedrich Wilhelm Nietzsche". O trecho que me refiro começa em 25:50, assista!

Ou vá direto no trecho pelo endereço abaixo.
 https://www.facebook.com/1682361221998268/videos/1688425701391820/?fref=nf

Nenhum comentário:

Postar um comentário